Raquete da gama “PRO EXCELLENCE” da prestigiada marca HEAD, na sua versão GRAPHENE TOUCH ALPHA PRO. A arma escolhida e concebida em conjunto com o jogador de topo mundial WPT Sanyo Gutiérrez. Composta por uma estrutura em carbono e Graphene e um núcleo de FOAM ULTRA SOFT. Tem um formato diamante oversize. Conta com uma superfície lisa com acabamento parcialmente mate e brilhante.
CARACTERÍSTICAS DA RAQUETE:
PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
Ao pegar nela pela primeira vez fica-se com a sensação de uma raquete muito bem acabada. O balanço está direccionado para a cabeça e isso faz-se sentir de imediato.
Ao colocar-se os overgrips, conseguirá optimizar ligeiramente o balanço em direcção ao punho. Se não conseguir colocar mais do que 1 overgrip a opção recai também por colocar fitas de tungsténio por baixo do(s) overgrip(s) para baixar o balanço da raquete. Pelo contrário se quiser ainda adicionar mais potência, coloque as fitas no topo da raquete por baixo ou por cima do protector. Esta é uma opção bastante viável para quando se gosta muito de todas as outras características de uma raquete, menos do seu balanço.
LINHAS GERAIS:
Em jogo é uma raquete com um toque médio-duro. Apresenta um sweet spot bastante aceitável para o seu formato. Em termos de potência, nada a dizer, fantástica. Tem uma saída curta.
NA REDE:
Na rede bandejas e volleys saem precisos e com bastante potência. Muito boas sensações na rede, especialmente no smash e bandeja.
NO FUNDO DO COURT:
O controlo de fundo do court é também aceitável apesar do seu formato. O peso único fabricado de 375gr e o balanço alto torna-a um pouco menos manejável do que o normal. As pancadas saem precisas e com boa colocação. Pela sua saída curta, torna-se uma raquete técnica e que obriga a uma técnica correcta e bem finalizada para lobs e pancadas em geral não saírem curtos.
PESO:
O peso testado foi o de 375gr que é o peso único fabricado.
SUPERFÍCIE:
A superfície é rugosa com acabamento mate.
SONORIDADE:
Em termos sonoros é uma raquete que tem uma sonoridade média-alta e com um timbre médio.
CORDÃO DE SEGURANÇA:
O cordão de segurança é ajustável. Na minha opinião o meu modelo favorito, simples e eficaz.
DURABILIDADE:
Em termos de durabilidade, parece ser uma raquete sólida, muito bem construída e robusta. O núcleo FOAM preocupa-me algo pois tendencialmente tende a não durar muito tempo.
PRÓS:
- Boa relação potência/controlo
- Sistema de cordão ajustável
CONTRAS:
- Pouco Manejável
- Vibração
CONCLUSÃO:
Em conclusão, esta é uma raquete bem concebida, com o input de um dos melhores jogadores da actualidade e à sua medida. Conta com bastante tecnologia HEAD como furação de dimensão variável o que contribui para o seu sweet spot acima do normal para este formato Na minha opinião é uma raquete que serve principalmente jogadores de esquerda, mas pode também servir jogadores de direita mais agressivos e que prefiram raquetes um pouco mais potentes e com pouca saída. É de qualquer forma uma raquete bastante técnica e recomendável apenas para jogadores de nível alto na minha opinião.
Conta com uma pancada de dureza média-dura e uma saída curta. É uma raquete com um bom compromisso entre potência e controlo. A pancada é seca e permite boa precisão nas pancadas. Em fase defensiva falta-lhe saída e um pouco de manuseabilidade, mas para jogadores experientes irá cumprir. Na rede consegue-se obter bastante potência sem grande esforço. Volleys e bandejas saem precisos. Convém sim uma técnica correcta para atingir a profundidade desejada devido à pouca saída. Consegue-se com bastante facilidade, sacar por 3, por 4 e trazer a bola de volta.
A parte visual é na minha opinião muito boa com o logo da HEAD em cores diferentes em cada face.
Senti alguma vibração no braço apesar da sua goma FOAM que é conhecida por ser bastante soft para quem sofre de lesões. Penso que o carbono e o graphene lhe dão uma rigidez adicional e isso faz-se sentir.
Uma raquete técnica e tecnologicamente avançada por parte da HEAD.
Bons jogos!
POTÊNCIA
CONTROLO
SAÍDA
MANUSEABILIDADE
SWEET SPOT
QUALIDADE/PREÇO