Raquete da linha “luxury”, da marca NOX, na sua versão de controlo L4. Composta por carbono 3K e um núcleo de goma EVA HRS Core+, uma goma de média-alta densidade. Tem um formato redondo. Conta com uma superfície rugosa com acabamento mate.
CARACTERÍSTICAS DA RAQUETE:
PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
Ao pegar nela pela primeira vez fica-se com a sensação de uma raquete bem acabada e manejável. O balanço está direccionado para o punho e isso nota-se.
Ao colocar-se os overgrips, conseguirá optimizar o balanço ainda em direcção ao punho. A protecção na cabeça ajuda a balançar um pouco, para se ganhar alguma potência que a raquete claramente precisa. Se não conseguir colocar mais do que 1 overgrip a opção recai também por colocar fitas de tungsténio por baixo do(s) overgrip(s) para baixar o balanço da raquete. Pelo contrário se quiser ainda adicionar mais potência, coloque as fitas no topo da raquete por baixo ou por cima do protector. Esta é uma opção bastante viável para quando se gosta muito de todas as outras características de uma raquete, menos do seu balanço. No caso desta raquete apenas vejo a hipótese de colocar peso na cabeça caso se queira mais potência.
LINHAS GERAIS:
Em jogo é uma raquete com um toque médio. Apresenta um sweet spot bastante amplo. Em termos de potência falta-lhe muita, mas compensa pela sua manuseabilidade e controlo excepcionais. Tem uma saída média-curta.
NA REDE:
Na rede, que não é o seu “habitat natural”, ao ser manejável permite armar facilmente a bandeja e volley. Necessita contudo de uma pancada bem completa em ambos os casos para se atingir a profundidade necessária. No smash, não permite com facilidade obter a agressividade necessária e terá de colocar bastante peso do corpo para conseguir sacar por 3 e trazer a bola de volta.
NO FUNDO DO COURT:
O controlo de fundo do court é fantástico, a saída não é elevada e permite o controlo da bola de forma exímia. O sweet spot e balanço torna-a uma raquete fácil e pouco exigente. Lobs e pancadas defensivas saem fácil mas, caso não se aplique a força correcta ficarão curtas.
PESO:
O peso testado foi o de 368gr.
SUPERFÍCIE:
A superfície é rugosa com acabamento mate.
SONORIDADE:
Em termos sonoros é uma raquete que tem uma sonoridade alta e com um timbre grave.
CORDÃO DE SEGURANÇA:
O cordão de segurança é simples e não permite ajuste fácil.
DURABILIDADE:
Em termos de durabilidade, parece ser uma raquete sólida e bem construída e robusta que não irá quebrar muito facilmente. Bem estimada durará bastante tempo na minha opinião.
PRÓS:
- Sweet spot amplo
- Controlo excepcional
- Manejável
CONTRAS:
- Falta-lhe potência
- Saída curta
CONCLUSÃO:
Em conclusão, esta é uma raquete indicada para jogadores de todos os níveis, que queiram uma raquete 100% focada no controlo, permissiva e manejável. Conta com um controlo excepcional, boa manusebilidade e sweet spot muito generoso. Falta-lhe claramente potência. Conta com uma pancada de dureza média e uma saída média-curta.
É uma raquete que em fase defensiva lhe vai permitir colocar a bola onde quiser com grande precisão. No smash, com um braço forte e técnica correcta de posicionamento de corpo conseguirá sacar por 3, por 4 e trazer a bola de volta mas com dificuldade.
A parte visual é bastante boa, o laranja combina bem com o azul na minha opinião.
Não senti vibração no braço, e pareceu-me bastante confortável mas devido à sua estrutura totalmente em carbono e consequente rigidez poderá transmitir ligeira vibração. O seu balanço a descair para o punho contribui para que não esforce em demasia os tendões do cotovelo e ombro.
Serve, na minha opinião, jogadores de direita que façam do controlo e colocação de bola os seus pontos fortes. Muito boa opção também para iniciantes por ser uma raquete fácil não obstante o preço.
Uma excelente opção de controlo da NOX para aqueles jogadores que tenham como objectivo passar pelo menos 100 bolas por ponto para o campo adversário. Bons jogos!
POTÊNCIA
CONTROLO
SAÍDA
MANUSEABILIDADE
SWEET SPOT
QUALIDADE/PREÇO