Raquete da linha “ALUMINIUM”, da marca STARVIE, reconhecida marca de padel, na sua versão de 2019. Composta por uma estrutura integralmente em carbono, um núcleo de goma EVA soft, e capas de carbono e alumínio. Tem um formato redondo. Conta com uma superfície rugosa com acabamento brilhante.
CARACTERÍSTICAS DA RAQUETE:
PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
Ao pegar nela pela primeira vez fica-se com a sensação de uma raquete leve e muito robusta, com visual forte. O balanço está claramente a tender para o punho, em linha com o seu formato redondo.
Ao colocar-se os overgrips, conseguirá optimizar ligeiramente o balanço em direcção ao punho. Se não conseguir colocar mais do que 1 overgrip a opção recai também por colocar os pesos incluídos para baixar o balanço da raquete. Pelo contrário se quiser ainda adicionar mais potência, coloque os pesos incluídos no topo da raquete no local indicado no protector. Esta é uma opção bastante viável para quando se gosta muito de todas as outras características de uma raquete, menos do balanço.
LINHAS GERAIS:
Em jogo é uma raquete com um toque médio, a tender para o duro. O sweet spot é enorme nesta raquete, sendo difícil encontrar um ponto morto para bater a bola. No que toca a potência, notará bastante falta. Não é uma raquete construída, de todo, com foco na vertente agressiva do jogo. Tem uma saída elevada. O toque é algo duro. Tendo em conta as capas de carbono e alumínio, não surpreende que assim seja.
NA REDE:
Na rede bandejas e volleys saem com bastante facilidade, dada a manuseabilidade. Há que ter atenção à saída elevada, de forma a não atingir o vidro. A face rugosa ajuda nos efeitos pretendidos. A manuseabilidade é fantástica e permite reagir muito rapidamente, sendo que o fantástico sweet spot também ajuda. No smash, não sentirá aquela ajuda extra na hora de trazer a bola de volta ou sacar por 3.
NO FUNDO DO COURT:
O controlo de fundo do court é muito bom, sendo nesta fase do jogo que se sentirá mais confortável com esta raquete sem dúvida. A saída é alta e isso ajuda a devolver as bolas mais complicadas, contudo, nos lobs há que pesar bem a força para não saírem demasiado longos. O sweet spot e manuseabilidade excepcionais facilitam-lhe e muito o jogo defensivo.
PESO:
O peso testado foi o de 361gr.
SUPERFÍCIE:
A superfície é rugosa com acabamento brilhante.
SONORIDADE:
Em termos sonoros é uma raquete que tem uma sonoridade alta e com um timbre médio.
CORDÃO DE SEGURANÇA:
O cordão de segurança é simples e sem ajuste fácil, o que na nossa opinião é sempre mais desfavorável.
DURABILIDADE:
Em termos de durabilidade, parece ser uma raquete muito sólida. Bem cuidada, poderá durar bastante tempo com boa performance.
PRÓS:
- Fantástico sweet spot
- Manuseabilidade
- Saída alta (para quem aprecia)
CONTRAS:
- Falta potência
- Cordão de segurança não ajustável
CONCLUSÃO:
Em conclusão, esta é uma raquete bastante virada para um jogo defensivo, a primar pelo controlo. É uma raquete que serve, na nossa opinião, jogadores maioritariamente de direita.
Conta com uma pancada média a tender para dura. O sweet spot é enorme. Em fase defensiva o controlo impressiona bastante. O balanço baixo, sweet spot amplo e elevada saída ajudam bastante em toda a fase defensiva. Não é a raquete mais confortável que já testámos. Na rede, falta-lhe apenas aquele extra de potência e o efeito martelo. Volleys e bandejas saem com facilidade e com bastante profundidade. Consegue-se, com algum esforço (para jogadores experientes), sacar por 3, por 4 e trazer a bola de volta.
A parte visual está bem conseguida e não passa despercebida em campo, com o laranja fluorescente sobre o preto.
O tacto é médio, a tender para duro. O anti-vibrador colocado no coração da raquete ajuda a minimizar vibrações, contudo não está totalmente isenta. O balanço baixo, ajuda bastante a poupar o tendão.
Uma raquete bem conseguida, especialmente para jogadores mais defensivos. Preço algo elevado, contudo concordante com a qualidade de acabamento.
Bons jogos!
POTÊNCIA
CONTROLO
SAÍDA
MANUSEABILIDADE
SWEET SPOT
QUALIDADE/PREÇO