Raquete da linha “KING COBRA”, da marca VIBOR-A, marca já com bastante tradição no padel, na sua versão 1K BLACK 2020. Composta por uma estrutura tubular em carbono 6K, faces em carbono 1K e um núcleo de goma BLACK EVA SOFT. Tem um formato diamante. Conta com uma superfície lisa e acabamento brilhante.
CARACTERÍSTICAS DA RAQUETE:
PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
Ao pegar nela pela primeira vez fica-se com a sensação de uma raquete robusta, imponente e com qualidade de acabamento . O balanço está claramente a tender para a cabeça.
Ao colocar-se os overgrips, conseguirá optimizar ligeiramente o balanço em direcção ao punho. Se não conseguir colocar mais do que 1 overgrip a opção recai também por colocar os pesos incluídos para baixar o balanço da raquete. Pelo contrário se quiser ainda adicionar mais potência, coloque os pesos incluídos no topo da raquete no local indicado no protector. Esta é uma opção bastante viável para quando se gosta muito de todas as outras características de uma raquete, menos do balanço.
LINHAS GERAIS:
Em jogo é uma raquete com um toque médio, ligeiramente mais soft que a sua antecessora. O sweet spot continua a ser um ponto positivo no formato da King Cobra, um dos sweet spots mais generosos encontrados em formato diamante. Em termos de potência, está toda lá, depois de se habituar à manuseabilidade, conseguirá extrair uma potência fantástica com esta raquete. Tem uma saída média.
NA REDE:
Na rede bandejas e volleys saem com bastante agressividade, “veneno” e profundidade com naturalidade. A manuseabilidade nunca será a melhor nestes formatos, contudo o sweet spot acima da média ajudará a contrabalançar este ponto. Na hora de smashar, com uma técnica correcta, sentirá grande prazer nesta pancada, sendo que, com a técnica correcta, de sacar por 3, por 4 ou trazer a bola de volta com bastante facilidade (para jogadores experientes).
NO FUNDO DO COURT:
O controlo de fundo do court é razoável, não comprometendo, para jogadores experientes. Será sempre uma raquete técnica e isso nota-se na manuseabilidade da raquete. A saída média, ajuda nas bolas mais complicadas, bem como o sweet spot, que é bastante interessante para o formato. Lobs, desde que se atinja o sweet spot, saem com bastante profundidade.
PESO:
O peso testado foi o de 366gr.
SUPERFÍCIE:
A superfície é lisa com acabamento brilhante.
SONORIDADE:
Em termos sonoros é uma raquete que tem uma sonoridade média-alta e com um timbre médio-alto.
CORDÃO DE SEGURANÇA:
O cordão de segurança é simples e não ajustável, um dos poucos pontos que desilude nesta raquete, pois estávamos a espera do tradiconal sistema vibor-a de ajuste confortável.
DURABILIDADE:
Em termos de durabilidade, parece ser uma raquete muito sólida. Bem cuidada, poderá durar bastante tempo com boa performance.
PRÓS:
- Sweet spot acima da média para o formato
- Excelente potência
CONTRAS:
- Manuseabilidade
- Preço
CONCLUSÃO:
Em conclusão, a sempre esperada nova edição da raquete topo de gama da VIBOR-A, continua a ser uma raquete de qualidade inquestionável. Serve, principalmente, jogadores de esquerda.
Conta com uma pancada de dureza média. O sweet spot é muito positivo para o formato. Em fase defensiva o controlo é razoável, pois a manuseabilidade apesar de reduzida, é aceitável e o sweet spot, e saída média ajudam. Quem está a iniciar sentirá a dificuldade natural de uma raquete bastante técnica, contudo para jogadores experientes e habituados ao formato, não existirá problema.
Na rede, terá toda a potência, deste topo de gama da vibor-a à sua disposição, sendo que, os volleys e bandejas saem com bastante agressividade e profundidade. Consegue-se, sem esforço (para jogadores experientes), sacar por 3, por 4 e trazer a bola de volta.
A parte visual está mais sóbria e na nossa opinião melhor que a versão anterior. A imagem BLACK com a malha de carbono 1K, e a típica imagem da serpente não deixam ninguém indiferente.
Após alguns jogos, pode pesar no cotovelo, dada a rigidez inerente e o balanço alto, como tal recomenda-se uma boa preparação física.
A KING COBRA está de volta, e continua a impressionar.
Bons jogos!
POTÊNCIA
CONTROLO
SAÍDA
MANUSEABILIDADE
SWEET SPOT
QUALIDADE/PREÇO