Raquete da linha “YARARA EDITION”, da marca VIBOR-A, marca esta, já com bastante tradição no padel, na sua versão BLACK SERIES 1K de 2020. Composta por uma estrutura tubular em carbono 6K, faces em carbono 1K e um núcleo de goma BLACK EVA soft. Tem um formato lágrima. Conta com uma superfície lisa e acabamento brilhante.
CARACTERÍSTICAS DA RAQUETE:
PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
Ao pegar nela pela primeira vez fica-se com a sensação de uma raquete visualmente bem conseguida e com bons acabamentos. O balanço tende ligeiramente para a cabeça.
Ao colocar-se os overgrips, conseguirá optimizar ligeiramente o balanço em direcção ao punho. Se não conseguir colocar mais do que 1 overgrip a opção recai também por colocar os pesos incluídos para baixar o balanço da raquete. Pelo contrário se quiser ainda adicionar mais potência, coloque os pesos incluídos no topo da raquete no local indicado no protector. Esta é uma opção bastante viável para quando se gosta muito de todas as outras características de uma raquete, menos do balanço.
LINHAS GERAIS:
Em jogo é uma raquete com um toque médio-duro , ligeiramente mais soft que a sua antecessora, na nossa opinião. O sweet spot é interessante para o formato lárgima. Em termos de potência, a sua dureza e rigidez proporcionam pontos extra neste capítulo . Tem uma saída curta a tender ligeiramente para média, o que a torna uma raquete mais técnica e menos permissiva.
NA REDE:
Na rede bandejas e volleys saem com precisão e agressividade. A sua manuseabilidade melhorou, ligeiramente face à versão anterior, permitindo reagir mais rápido. No smash, não terá problemas, consegue atingir uma velocidade de bola acima da média com esta raquete e com a técnica correcta e boa preparação física conseguirá sacar por 3, por 4 ou trazer a bola de volta com facilidade.
NO FUNDO DO COURT:
O controlo de fundo do court é bastante bom, a saída é curta e isso, apesar de não ajudar nas bolas mais apertadas, permite definir completamente a pancada e aliada à manuseabilidade melhorada, torna-a uma raquete interessante para quem não gosta de muito saída. Atenção aos lobs, que requerem uma técnica correcta e completa para não ficarem curtos.
PESO:
O peso testado foi o de 372gr.
SUPERFÍCIE:
A superfície é lisa com acabamento brilhante.
SONORIDADE:
Em termos sonoros é uma raquete que tem uma sonoridade alta e com um timbre alto.
CORDÃO DE SEGURANÇA:
O cordão de segurança é simples, algo que nos surpreendeu pela negativa, face ao cordão ajustável, presente nas versões anteriores da marca.
DURABILIDADE:
Em termos de durabilidade, parece ser uma raquete muito sólida. Bem cuidada, poderá durar bastante tempo com boa performance.
PRÓS:
- Bom compromisso entre potência e controlo
CONTRAS:
- Cordão de segurança não ajustável
- Preço
CONCLUSÃO:
Em conclusão, a nova versão da YARARA EDITION, mantém muito das suas características principais como rigidez e potência. A manuseabilidade está melhorada e é ligeiramente mais soft que a versão anterior. É uma raquete que serve jogadores de ambos os lados, de nível alto, pela raquete técnica que é, mas enquadra-se melhor com jogadores agressivos, que queiram uma solução com mais compromisso de controlo do que um modelo diamante.
Conta com uma pancada média-dura. O sweet spot é positivo para o formato. Em fase defensiva o controlo é razoável, contudo não se pode esperar uma saída suficiente para o ajudar “automaticamente” nas bolas mais complicadas. O balanço está ligeiramente mais centrado, o que melhora a sua manuseabilidade. Na rede, tem muita potência ao seu dispor. Consegue-se, com técnica correcta, sacar por 3, por 4 e trazer a bola de volta com facilidade.
A parte visual está bastante sóbria, em linha com os vários modelos novos de topo da marca, apostando no negro com toques de dourado e vermelho.
Vai sentir alguma vibração no cotovelo dada a rigidez do carbono 1K. Recomenda-se uma boa preparação física de forma poder usar esta raquete exigente.
Para quem gosta de uma raquete agressiva e com boa rigidez, a YARARA EDITION não vai desiludir.
Bons jogos!
POTÊNCIA
CONTROLO
SAÍDA
MANUSEABILIDADE
SWEET SPOT
QUALIDADE/PREÇO